Acaso, para o Senhor a coisa demasiadamente difícil?

Esta semana pensando na vida e em tudo que acontece conosco durante ela, procurava encontrar uma solução para meus problemas. Assistindo um filme chamado “A virada”, percebi que quase todos, senão todos, meus problemas são causados pelas decisões que eu mesmo tomo em minha vida. Deus tem um plano para cada um de nós, ele nos ama como um pai ama seu filho. Deseja o melhor para nós, mas muitas vezes trocamos o amor de nossos pais, pelos nossos melhores amigos. No nosso caso o Pecado, o Mundo e seus encantos.

Escolhi as promessas feitas a Abraão ,para ilustrar meu pensamento, porque todos conhecem a história, mas talvez não tenham observados alguns detalhes. Nela encontramos de um lado a vontade de Deus, as promessas de Deus, os cuidados de Deus; mas também encontramos a natureza humana em todo seu sentido.

Quantas vezes estamos na igreja escutando geralmente aquele mesmo sermão que diz as mesmas coisas, e estamos cansados e nos perguntando: “Porque ele está falando sobre as mesmas coisas sempre?” Acho que encontrei a resposta, e confesso que o orgulho humano é que nos impede de ver o que está diante dos nossos olhos. Temos a impressão de estar ouvindo as mesmas coisas, porque realmente ainda não entendemos aquilo que estamos ouvindo. Ouvir é fácil, entender é um pouco difícil, aplicar é ainda mais difícil.

………………………………………………..

É o que podemos ver na vida de Abraão.

A história de Abraão se encontra entre Gênesis 11:27 e Gênesis 25:10.

Como a história é longa vamos observar apenas três situações.

………………………………………………..

1-      Gênesis 12. Deus chamando Abrão, e Abrão no Egito.

Deus pede a Abrão que saia daquela terra, da parentela do seu pai, e que vá para aquela terra que Deus iria mostrar. Que dele seria feita uma grande nação, seria abençoado, e teria seu nome engrandecido. No segundo versículo note o nível deste compromisso “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Logo em seguida você pode ver Abrão iniciando o desejo do seu Senhor. Ele confiou até então.

Mas quando Abrão chega ao Egito a primeira desconfiança surge. Ele não confiou totalmente em Deus, teve receio por causa de sua mulher. Pensou em um plano e o colocou em prática. Ele mentiu, e se Deus não tivesse impedido o Faraó de pecar? Ninguém pode dizer o que aconteceria, mas o fato é que Deus estava com ele mesmo quando ele não estava confiando totalmente.

É muito interessante pensar nessa passagem, porque ela ainda acontece nos dias de hoje. Não temos a fé que Deus deseja, mas mesmo assim ele está ali conosco para nos ajudar.

………………………………………………..

2-      A partir do capítulo 15 até o capítulo 21 Deus promete a Abrão um filho.

Depois de se queixar a Deus, e dizer que seu herdeiro seria um servo nascido em sua casa. Deus promete a Abrão que teria um herdeiro, e que seria seu filho. Sua mulher não lhe dava filhos e Abrão era velho. Dai mais uma vez vem à sabedoria humana. Sarai, muito inteligente, pensou que a solução seria Agar. E não era como podemos ver. De Ismael veio uma grande nação, que nada teve a ver com o Senhor.

Novamente a escolha humana atrapalhou o curso da vontade de Deus. Da mesma forma em nossas vidas.

Quando tentamos decidir o que fazer simplesmente porque a vontade de Deus entra em conflito com a nossa realidade, geralmente o final da história nos mostra que era o momento em que deveríamos ter tido fé. Muitos problemas seriam evitados se confiássemos mais no nosso Senhor. Quando agimos sozinhos sem depender de Deus, o final pode até ser bom, mas nunca vai ser tão perfeito quando agimos conforme a vontade de Deus e confiando nele.

O capítulo 18 mostra a visita do Senhor a Abraão. E mais uma vez ele promete que lhe daria um filho. Sara simplesmente duvida mais uma vez do Senhor.

No capítulo 21, logo no início do capítulo esta o relato do nascimento de Isaque, gerado por Sara, filho de Abraão.

O que podemos ver na história de Abraão é uma série de promessas feitas pelo Senhor, e as duvidas, medos, até mesmo a falta de fé muitas vezes por parte de Abraão. Uma simples leitura da história completa observando como se mostrava a fé de Abraão deixa claro isto.

Mas Deus tinha um plano, e seu plano é perfeito.

………………………………………………..

3-      No capítulo 22 Deus prova Abraão da maior forma possível. Que valor tem um filho para seu pai? O pedido para que Abraão sacrificasse seu filho. Aqui não se narra o que Abraão pensou, mas podemos tentar imaginar o que seria levar seu filho para a morte.

O pedido de Deus se encontra nos dois primeiros versículos. A ordem é direta, e Abraão segue a ordem de Deus. Levanta e vai até o lugar indicado, prepara tudo. Quando ele estava pronto para “imolar o filho” Deus diz: “Não estenda a mão sobre o rapaz e nada lhe faça; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o teu único filho”.

Apesar de tudo que Deus tinha feito para Abraão, ele ainda não confiava totalmente em Deus. Em meio a tantas promessas já cumpridas Abraão sempre desconfiava. Sua fé cresceu gradativamente. É claro que não foi fácil para ele como pai levar seu filho para morte, mas a fé que foi aumentando conforme o tempo e as coisas iam se passando, o fez acreditar em Deus e sua fé foi maior que o desejo natural humano. E Deus honrou isso, testou a Abraão e ele passou no teste. Com certeza um dos maiores exemplos de fé.

………………………………………………..

A nossa vida é exatamente assim, temos ouvido tudo a respeito do nosso Senhor, da sua vontade para nossas vidas. E mesmo assim muitas vezes estamos desconfiados do poder do nosso Pai. Duvidando, com medo de entregar nossas vidas e nossos sonhos à vontade do nosso Senhor. Abraão é apenas um exemplo de que Deus está com você em qualquer situação da sua vida, ali pronto para te ajudar. Basta confiar.

Vamos ter um pouco mais de fé!

 

“Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?…”

Gênesis 18:14


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3