Influência positiva e negativa - Terceira Situação

3- Agora você está no comando, e decide o que é certo e o que é errado e tem poder de punição, e deve estipular o que vai ser feito a respeito e a punição para qualquer que segundo sua sentença for considerado culpado.  Você não pode escolher nem abandonar o caso, e se errar, falhar, for injusto, ou usar diferentes punições para os mesmos erros; você automaticamente se condena a pagar pelo erro que cometeu e também pelo dano que causou. Mais um detalhe, seu chefe é o presidente e fica de péssimo humor quando alguém prejudica seu trabalho.

Impressionante não é? Você provavelmente nunca pensou em estar nesta situação. Se você leu bem a situação em que se encontra a cima, provavelmente ficou intrigado pensando em como agiria caso fosse real.

Eu procurei exagerar um pouquinho no exemplo para que você pudesse se aproximar ao máximo de sua realidade como Cristão. Quando aceitou a Cristo deve ter notado que não pagou nada por isso. Alguém simplesmente veio até você e lhe mostrou sua dura realidade e a solução para esta situação.

Depois de aceitar a Jesus como seu salvador, você passou a confiar nele e entregar a sua vida nas mãos a ele. Buscou saber o que ele deseja para sua vida, e procura realizar com o máximo empenho possível. Não é verdade?

Claro que não. Você o aceitou como salvador e confiou nele. Mas será que você já se perguntou qual o desejo dele para sua vida? Se já se perguntou e descobriu, está se empenhando para realizar esta obra?

Muitos irmãos hoje vivem duas vidas. Como assim? Simples. São cristãos membros fiéis para sua igreja. Não precisa ir muito longe para perceber que nem em sua rua, nem em seu trabalho, nem seus melhores amigos sabem sobre sua crença.

E quando sabem, apenas sabem. Talvez nunca ouviram sobre o evangelho e o plano de salvação para o pecador.

O que se espera de uma igreja? De um lugar onde se reúnem os salvos em Cristo? Definitivamente as boas obras. Um lugar onde possamos aprender mais sobre a palavra de Deus. Onde possamos compartilhar experiências de vida. Buscar auxílio para nossos problemas. E ajudar aos outros. Mas honrar a Deus em primeiro lugar.

Não estou falando de culto. Me refiro a vida entre irmãos.

Porque temos tantas contendas, tanta fofoca, tantos mal entendidos? Tantas diferenças entre irmãos?

A bíblia diz para olharmos para nós mesmos antes de tentar ajudar os outros. Quem precisa de ajudar e de transformação é você em primeiro lugar. Não pode ajudar na obra de Deus trazendo sua velha natureza, seus velhos pensamentos, as doutrinas deste mundo. Primeiro sua vida tem que estar em harmonia com o desejo de Deus. Você não pode imaginar o que Deus quer, sair por ai fazendo da sua maneira porque “acha” que está fazendo o correto.

Quando reservamos um tempo para conhecer nosso Deus somos todos infectados por um sentimento, o primeiro na minha opinião que descreve nosso Deus. Resume toda a história da bíblia. Deus nos ama, Deus é amor.

E esse amor é diferente de todas as tentativas humanas já feitas e que ainda farão para descrever o amor. Lendo a bíblia você vai perceber que você é mais ruim do que podia imaginar. Que até seu amor não é completo, e está longe de ser. Seu amor por seus pais, por seus irmãos, por sua namorada, por sua mulher, por seu marido, por seus filhos e por todos os demais.

O amor de Deus foi incondicional. O povo que ele escolheu amou a Deus, mas quantas vezes não abandonou a Deus e seguiu falsos deuses trocando tudo por nada. E mesmo assim, Deus sempre estava pronto para abençoar aquele povo se ele se arrependesse de seu pecado voltando se para Ele. Ele amou tanto o mundo que deu seu filho para nos salvar naquela cruz. E não pagamos nem sofremos nada por isso.

Quando passamos a entender o amor que Deus nutre pelos pecadores, passamos a olhar para nossos próximos com mais amor. Não vemos aquele fulano que nos odeia e adora implicar de todas as maneiras possíveis com todo mundo. Vemos um pecador que está precisando de ajuda, de alguém que lhe mostre o amor de Deus. Não perdemos a paciência na primeira conversa que ele reage negativamente a mensagem de amor, nem na décima, ou na centésima. Porque se trata de uma vida, uma vida que vai se perder em caso de desistência. Pensamos “e se Deus tivesse desistido de nós?”.

Depois de um certo tempo na igreja passamos a ajudar os mais novos. A trocar experiências e a vivenciar problemas dentro da igreja. Quando chegamos a este ponto da vida espiritual temos que estar muito atentos a todas as nossas atitudes. Muitas pessoas esquecem de que sendo mais velhas vão ser os exemplos a serem seguidos. Seja um pastor, um líder de um ministério, um membro mais velho; você vai ter responsabilidades que não estão ao seu alcance escolher se quer ou não tê-las. Pode ser a congregação toda, podem ser os integrantes do ministério que lidera, ou podem ser apenas dois convertidos a menos tempo que você. Eles estão olhando você. Suas atitudes, a forma como resolve problemas (e eles vão surgir), seu andar, seu falar, tudo em você vai estar em foco.

Se você não conhecer seu Deus não vai ser um bom exemplo. Porque não conhece o exemplo que Ele te deixou, não conhece seu caráter, não conhece suas vontades e muito menos suas prioridades. Não é e nem vai ser um bom exemplo como pessoa ou um líder que realize de forma mais completa a vontade de Deus. Mas facilmente vai magoar, decepcionar e atrapalhar as pessoas próximas a você.

Para completar tudo o que quis lhe demonstrar usei este exemplo. Você tem responsabilidades, elas podem custar vidas (não discuta, perceba). Se você ocupa um cargo tem mais responsabilidade ainda, o desenvolvimento de pessoas foi confiado a você. Um pastor tem a responsabilidade de alimentar e cuidar das ovelhas. Mas não se esqueça Deus é amor e é justiça. Você vai prestar contas sobre tudo o que fizer aqui neste mundo.


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3