Deixar saudades

“e foi-se, sem deixar de si saudades algumas…” (II Crônicas 21:20)

 

Era uma vez um jovem rei, chamado Jorão. Sua breve história encontra-se em 2 Crônicas 21.

Jorão era filho de Josafá, um rei que foi lembrado por servir a Deus. Em II Crônicas 17, lemos no versículo 3: “O Senhor foi com Josafá; por que andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou a Baalim”. Assim, vemos que Josafá foi um rei temente a Deus, e assim, ele educou os seus filhos nos caminhos do Senhor. A Palavra de Deus nos conta que quando Josafá morreu, deu a seus filhos muitas riquezas e bens, mas a Jorão, deu o reino de Judá, pois ele era o primogênito.

Jorão tinha tudo pra ser um excelente rei. Judá estava forte e edificada, seu pai havia lhe deixado tudo “de-mão-beijada”.  Ele tinha apenas 32 anos e poderia ter reinado por muitos anos em Judá. Entretanto, não foi isso que aconteceu. Quando Jorão se tornou rei, matou todos os seus irmãos e também alguns dos príncipes de Israel (v.4). Casou-se com a filha de Acabe, e fazia o que era mal aos olhos do Senhor (v.6).

Neste ponto podemos parar, e refletir um pouco. Quantas vezes nós não fazemos como Jorão? Quantas vezes não escolhemos as coisas do mundo ao invés das coisas de Deus? Deus nos tem dado tantas coisas, muitas vezes, “de-mão-beijada”, e como nós temos retribuído a Ele? Jorão não tinha motivo nenhum para deixar de seguir a Deus, e nós também não temos. Precisamos servir a Deus de modo incansável, e com alegria, para agradecermos pelo maior presente que Ele nos deu, a vida eterna.

Voltando para a história de Jorão, nós vemos o que aconteceu com ele por não servir ao Senhor.  No versículo 17 em diante lemos: “Despertou pois o Senhor, contra Jorão o espírito dos filisteus e dos arábios, que estão da banda dos etíopes. Estes subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram toda a fazenda que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e suas mulheres; de modo que não lhe deixaram, senão a Joacaz, o mais moço de seus filhos. E depois de tudo isto o Senhor o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável.(…)e morreu de más enfermidades. (…)E foi-se, sem deixar de si saudades algumas…”

Por causa do seu pecado, não somente Jorão, como também o povo de Judá, sofreram as consequências. É por isso que lemos no último versículo, que ele não deixou saudades algumas, e nem foi sepultado no sepulcro dos reis. Devido ao pecado, Deus fez com que ele fosse esquecido na história.

E como nós podemos aplicar isso na nossa vida? Em todas as igrejas, é comum vermos irmãos que se destacam por se empenharem na obra do Senhor, que se importam com os outros, que são alegres e transmitem alegria. São aqueles que nós temos prazer em estar perto, pois eles têm o brilho da luz de Cristo. Na minha opinião, Jorão era o oposto disso, e por isso ele não fez falta nenhuma. Nós temos que ser estas pessoas, que os outros têm o prazer em estar perto. Precisamos refletir a luz de Cristo, para que a nossa vida sirva de testemunho até mesmo depois que partirmos para estar com o Senhor.

A igreja de Tessalônica foi um modelo que outras igrejas da época imitavam. Em 1 Ts 1:7,8, nós lemos sobre o testemunho desta igreja, que foi um exemplo para as outras. Foi por causa da maneira que aqueles crentes viviam, que eles foram lembrados através da Bíblia até os dias de hoje.

E é assim que devemos fazer. Temos que melhorar a vida das outras pessoas, impactar positivamente a vida das outras pessoas. Só assim, poderemos ser exemplo, e ganhar almas para Cristo através do nosso testemunho. Vamos ser verdadeiros cristãos!

Vamos deixar saudades para os outros!

 


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3