A fofoca dos caldeus

Fofoca:

“Ora, no mesmo instante, se chegaram alguns homens caldeus e acusaram os judeus;

disseram ao rei Nabucodonosor: Ó rei, vive eternamente!

Tu, ó rei, baixaste um decreto pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música se prostraria e adoraria a imagem de ouro;

e qualquer que não se prostrasse e não adorasse seria lançado na fornalha de fogo ardente.

Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti, a teus deuses não servem, nem adoram a imagem de ouro que levantaste.” Daniel 3:8-12

 

Note: O rei ordenou a todo o povo que cumprisse o decreto dado. Mas alguns homens caldeus além de cumprir ainda delataram o comportamento dos Judeus.

A acusação feita não tem a finalidade de se fazer cumprir a lei. Os três jovens acusados tinham sido recém nomeados administradores da Babilônia (Daniel 2:49). Provavelmente motivados pela inveja e na tentativa de colocar o comportamento dos três judeus a prova é que os denunciaram.

Eles usam de uma estratégia lógica, usam as próprias palavras do rei para condenar automaticamente o comportamento dos seus novos administradores.

 

Quantas vezes não agimos assim em nossas vidas?

 

Deus nos deixou uma série de princípios e mandamentos. E nos diz que somos verdadeiros Cristãos ou permanecemos nele, se guardamos os seus mandamentos.

Não é fácil guardar todos os mandamentos. Somos constantemente testados, e a nossa natureza humana é difícil de controlar. Temos que viver um dia de cada vez, sempre com os mesmos cuidados.

Mas o mais interessante é que estamos cientes da nossa fraqueza, e que muitas vezes precisamos de ajuda. Diante de um problema onde não vemos saída as vezes um simples conselho basta. Mesmo conscientes dessa necessidade não estamos prontos a ajudar.

Apontamos os erros de todos, enchendo a boca para descrever um comportamento escandaloso. Corremos aos ouvidos dos pastores, diáconos e responsáveis pelo rebanho para colocá-los a par de todas fofocas, criando assim inúmeros problemas que seriam facilmente resolvidos. E temos um prazer maior quando o “tititi” tem como personagem o filho do pastor, a filha do diácono ou os queridinhos dos líderes.

 

Esse é um comportamento Cristão? Onde na bíblia temos exemplo para isso?

 

Direto ao ponto: O que nos leva a fazer isso? Algum fruto do espírito ou toda a sorte de sentimentos provenientes da natureza pecaminosa?

 

Diz o ditado: “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”

 

1 Pedro 5:9 Deixa claro que todos temos as mesmas dificuldades, estamos em uma mesma batalha almejando a mesma promessa.

 

Amar ao nosso próximo é o segundo maior mandamento, mas a bíblia nos diz que é impossível cumprir um mandamento sem cumprir o outro. Se você ama nosso Deus então amará nosso próximo, mas se você não ama o nosso próximo então não pode amar a Deus.

 

Então já que você se ama e provavelmente precisa de ajudar e não deseja ser difamado ou estar envolvido em uma fofoca. Esteja pronto a ajudar, não difame e principalmente não entre nessa onda de fofocas.

Quando se sentir tentado apenas imagine-se orando a Deus e fofocando com ele a vida dos outros, exatamente como você faz com todo mundo! Imaginou? Falar mal de alguém ou apenas falar de alguém diretamente para o Pai dele? Aposto que você não faz isso e nem tem coragem para tanto! Nem com o pai terreno, muito menos com o Deus.


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3