Temer a Deus

Nahim Souza

Quando comecei a escrever este devocional, percebi que não estava “inspirado”. Normalmente, quando isso acontece, nós recorremos a algum livrinho de mensagens ou um “Pão Diário”. Durante esta busca de uma mensagem para compartilhar, encontrei um livro muito bom chamado Temer a Deus – a base de uma vida vitoriosa. É baseado neste pequeno livro que gostaria de compartilhar o meu devocional de hoje.

Vamos meditar agora no que está escrito no Salmo 112:

“Louvai ao Senhor! Bem aventurado é o homem que teme ao Senhor, e que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. Aos justos nasce a luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo. Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração estará firme, confiando no Senhor.”

Olhando para este Salmo, nós podemos aprender várias coisas. A primeira seria: o que é temer a Deus? Muitas pessoas pensam que temer a Deus é ter medo de Deus, mas temor não é sinônimo de medo. Se fosse assim não teríamos felicidade e paz ao temer a Deus, pelo contrário, teríamos insegurança, ansiedade e inquietação. Sendo assim, temer a Deus, não é ter medo e sim confiar nele, sabendo que Ele é Onipotente e ainda assim nos ama tanto. Temer, não é uma questão de medo, mas sim, de respeito a Deus.

Quando tememos a Deus, devemos procurar agradá-lo. Mas como fazer isso? Precisamos nos guardar do mal e buscar fazer o bem. A Bíblia ensina em Salmos34:13,14: “Guarda a tua língua do mal e os teus lábios de falarem enganosamente. Aparta-te do mal e faze o bem, procura a paz e segue-a.”. Ao temer a Deus as outras pessoas perceberão uma diferença na nossa vida e a Palavra de Deus nos mostra claramente como reconhecer se uma pessoa teme ou não a Deus.

Jesus nos ensina que pelas atitudes nós conhecemos uma pessoa. Assim, de acordo com o que já vimos, uma pessoa que teme a Deus, procura se submeter a Deus e se afastar do mal. E Deus, recompensa aquele que o teme com sabedoria, cuidado, vida e provisão:

Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.” (Salmo 34:9,10)

Uma das melhores maneiras de mostrarmos que tememos a Deus é obedecendo. É isto que está escrito em I Samuel 15,“O obedecer é melhor do que o sacrificar…”. Entretanto, não basta apenas temer. É preciso amar a Deus. Como observou o teólogo Adam Clarke, “O temor nos impedirá de cair no mal. O amor levará à obediência”.

A obediência ao Senhor é a maior prova de temor a Deus. Mas para obedecer, é necessário amar. E nós só amamos a quem conhecemos. Sendo assim, você não pode temer a Deus sem conhecê-lo e amá-lo.

Portanto, medite na Palavra de Deus dia e noite. Procure conhecer a Deus muito mais a cada dia. Não fique satisfeito apenas em ler esta mensagem. Pegue sua Bíblia e busque conhecer mais a Deus. Leia a Bíblia todos os dias. Comece hoje! Conhecendo a Deus, você vai amá-lo ainda mais. E como está escrito no Salmo que lemos, o justo ficará em memória eterna e certamente Deus vai abençoar você.

“Tema ao Senhor, pois o mundo passa e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”(I João 2:17)


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3