Compartilhando os recursos - Respostas e comentários

Leia Atos 4:32-37

Esta passagem descreve uma cooperativa de grande sucesso. O versículo 34 diz: “Não havia, pois, entre eles necessitado algum.”

·         Por que é que aquilo dava certo?

Porque todos estavam preocupados com o seu próximo. Amando ao seu próximo como a eles mesmos.

Quando agimos assim pensamos mais nas necessidades alheias do que nas nossas. Queremos atenção, então seguindo  a lógica do mandamento, devemos dar atenção aos problemas dos outros.

·         O que os cristãos estavam compartilhando?

Tudo. Desde seu conhecimento e alimento até suas posses e bens.

Vale lembra que naquela época isso era necessário e comum. Hoje muitas pessoas não passam por necessidades físicas, mas quase todos passam por necessidades espirituais. O que não quer dizer que ninguém precise de ajuda financeira seja para se alimentar ou para se vestir. A bíblia não nos ensina a se omitir nestes casos.

·         Quais foram as consequências do comportamento deles?

Um crescimento e uma comunhão muito grande. Criaram uma família de verdade. Não uma família que apenas se reúne aos sábados e domingos.

O grupo está unido por uma visão comum e pelo seu compromisso profundo uns para com os outros.

·         Qual é a fonte de renda deles?

O seu trabalho, as suas posses. Tudo era depositado aos pés dos apóstolos.

·         Qual é o acordo entre os membros do grupo?

Os apóstolos dividiriam tudo conforme fosse necessário.

No nosso grupo, o nosso acordo e a nossa situação serão diferentes dos desta passagem. O importante é que todos os participantes do grupo saibam claramente como o grupo deve funcionar e sigam as condições que decidimos.


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3