Um em coração e mente - Respostas e comentários

Leia Filipenses 2:1-4

Há alguém em nossa vida que nos tenha tratado de maneira que tenha sido um grande incentivo, conforto ou auxilio para nós? Estas pessoas ajudam-nos a perceber o valor da unidade e do amor.

Paulo diz à igreja filipense para que sejam “um em espírito e propósito”. Da mesma forma, Atos 4:32 diz: “era um o coração e alma da multidão dos que criam.”

·         O que acontece se um grupo não tiver uma visão ou um propósito ou se os membros não estiverem todos de acordo e não tiverem uma mesma visão?

Nada. Literalmente nada. É simplesmente impossível realizar qualquer coisa se as pessoas que vão trabalhar estão divididas. Se cada um quiser fazer uma coisa, ou cada um quiser usar uma maneira diferente para realizar a mesma tarefa simplesmente não faremos nada. Não compartilhando um mesmo objetivo, uma mesma visão perderemos muito tempo discutindo assuntos inúteis.

·         Como devemos decidir quanto a visão central do nosso grupo, de maneira que todos os membros estejam totalmente com ela?

1-     Deus tem uma visão e um objetivo claro. Ele já deixou isso escrito em sua palavra. Primeiramente devemos admitir que não são as nossas vontades que devem estar em primeiro lugar e sim a vontade de Deus. Que é salvar a todos os pecadores espalhando o plano de salvação para todos os homens nesta terra.

2-     Não discutindo se vamos comprar maçãs ou laranjas. Uma coisa é discutir o certo e o errado, outra coisa é discutir até o tom de azul que vamos usar. Temos um foco, um objetivo a partir deste objetivo bem estabelecido, vamos gradativamente acertando os pontos finais.

É importante, em qualquer grupo, que se considerem as opiniões de todos, para garantir que cada pessoa do grupo sinta que é valorizada e que está contribuindo de maneira positiva.

·         Estamos escutando os pontos de vista de todos no nosso grupo?

Quando foi a última vez que pediu a opinião de alguém? Podemos ter a impressão de que estamos sempre fazendo da melhor forma. Mas as vezes alguém sabe de algo ou alguma coisa que você possa melhorar. Você escuta alguém? Ou age simplesmente pensando que pode fazer o que bem quiser porque é o dono da verdade?

 

Leia Filipenses 2:5-11

Jesus Cristo é, naturalmente, o nosso maior exemplo.

·         De acordo com esta passagem, quem é Jesus? E, no entanto, o que ele estava disposto a fazer por nós?

Jesus é Deus. Ele não precisava, mas veio e morreu para nos salvar. E o fez de boa vontade.

·         Até que ponto você renunciaria à sua própria posição para incentivar os outros?

 Isso pode parecer difícil para você. Mas um verdadeiro cristão entende rapidamente que mais vale se sacrificar para o bem do próximo do que manter sua posição e perder ou prejudicar alguém. É uma escolha difícil principalmente para aqueles que colocam sua posição e sua “honra” acima da vontade de Deus. É o que torna pastores e líderes em pessoas arrogantes. “Eu servir? Eu deixar minha zona de conforto para ajudar alguém? Arriscar minha reputação entre os maiorais por acreditar que devo fazer isto?”

Até onde você está disposto a ir para incentivar alguém? É fácil errar e tomar atitudes que parecem corretas, mas que vão trazer problemas e desanimo para alguém. Pense nas consequências antes de agir. Garanto que o maior prejudicado no final vai ser você mesmo, porque além de responder  pelo seu erro, vai responder também pelo mal que causar com suas atitudes.

Leia Filipenses 2:12-13

·         Deus está alcançando os Seus propósitos através do nosso grupo?

Será que estamos pensando antes de agir? Ou estamos agindo de acordo com a vontade de Deus?

Só uma comunhão diária pode nos manter firmes no caminho do Senhor. Só um olhar mais cristão pode entender as pessoas e compreender que no fundo somos todos iguais. Precisamos da mesma atenção, do mesmo carinho, do mesmo amor, da mesma ajuda e precisamos de um salvador.

Ninguém deseja nada de mal para sua própria vida. Desta mesma forma devemos desejar as mesmas coisas boas para as outras pessoas. E se ajudar mutuamente diante de problemas e dificuldades. Não se omita, participe e se souber tente ajudar a solucionar.


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3