Unidade em Cristo - Respostas

Leia Romanos 10:12-13

 

                - O que estes versículos nos dizem sobre a atitude de Deus em relação a grupos diferentes? Estes versículos nos dizem claramente que não existe diferença entre Judeus e Gregos. Naquela época existia uma discussão sobre isso. Nos dias atuais podemos dizer com toda a certeza de que não existe para Deus diferença alguma entre as pessoas. E qualquer um que invocar o Seu nome será salvo!

O que estamos fazendo quando tratamos pessoas de modo diferente? Ou quando pensamos ser superiores a outros? Estamos simplesmente contrariando a vontade de Deus. Se Deus não faz distinção entre as pessoas, quem somos nós para fazer?

 

Leia Efésios 2:11-22

 

                - Que garantia Paulo oferece aos efésios nos versículos 11-13?

Cristo morreu para salvar todos os homens. Ele não morreu para salvar os Judeus simplesmente. Ele veio para eles, e eles não o quiseram.

Nada disso aconteceu por acaso. Deus já sabia que os Judeus não reconheceriam seu Filho. As profecias já anunciavam esse fato. Mas os Judeus mesmo assim não reconheceram o seu Salvador, basicamente porque esperavam um salvador material, alguém viesse e os livrasse da dominação de outros povos. O sangue de Cristo nos aproximou de Deus dando a oportunidade de salvação a todos que nele acreditarem.

                - O que os versículos 14-18 dizem sobre a hostilidade entre os gentios e Deus e os gentios e os Judeus?

  -Qual é a força unificadora?

A hostilidade que existia foi destruída na cruz. Deus uniu todos por intermédio da cruz. Deu-nos o poder de sermos chamados filhos de Deus. Se isso não tivesse acontecido os Judeus ainda teriam exclusividade. Mas aconteceu e hoje perante Deus somos iguais. Podemos ter acesso ao Pai graças a seu Filho que morreu por nós.

                - Nos versículos 19-22, como os cristãos efésios são descritos?

Antes descritos estrangeiros, mas agora concidadãos dos santos, e da família de Deus. Está é a nossa realidade. Nossa nova realidade a partir de nossa salvação. Somos da família de Deus!

                - Que papel vital é desempenhado por Jesus?

É a nossa fundação, a nossa segurança, o nosso exemplo e guia. Sem ele não poderíamos pertencer a família de Deus.

                - Como esta passagem o desafia em sua relação com outros cristãos e com os de uma cultura diferente?

Somos todos iguais. Fisicamente podemos ter diferenças enormes, ou culturalmente. Mas a realidade que todos compartilham é só uma. Nascemos pecadores, condenados eternamente ao lago de fogo (inferno). Precisamos de um salvador porque não podemos alcançar a salvação por nossos esforços. Deus nos diz que somos iguais, e pertencemos à sua família. Não existe diferença, nós criamos as diferenças. Devemos aprender a perceber que somos todos iguais.

Leia Colossenses 3:11 e 1 Coríntios 12:12-13

                 - O que esses versículos significam para nós hoje em dia?

Formamos um só corpo. Fazemos parte de uma só obra. Com objetivos iguais para todos. Estamos todos unidos.

Já pensou se seus órgãos brigassem entre si? Eles deixariam de fazer as funções essenciais para brigar, e se isso fosse possível provavelmente você morreria.

É a mesma coisa com a obra de Deus. Se não estivermos unidos para realizarmos a sua vontade, vamos aos poucos morrendo até o fim.

Substitua as palavras “gregos” e “judeus” por nomes  de grupos da nossa comunidade.

 

Leia Romanos 15:5-6

 

                -Por que Paulo enfatiza a necessidade de unidade?

Porque é impossível glorificar a Deus sem união entre seus filhos. Que pai quer ver seus filhos afastados por discussões, visões egoístas, ou qualquer motivo que seja? Não, nenhum pai seria feliz vendo isso. Mas qual é a alegria de um pai quando vê seus filhos unidos, trabalhando para seu propósito?


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3