Valorizando os dons uns dos outros - Respostas e comentários

Leia Coríntios 3:1-15

                - Que problema há nesta igreja?

Os cristãos estavam vivendo segundo os homens. Ali estavam colocando a ênfase maior no homem do que em Deus. Acontece muitas vezes hoje em nossa igreja. Quando alguém ao invés de dizer: “A bíblia nos diz para andar assim!” diz: “Fulano de tal acha melhor isso!”

Fulano de tal, tendo conhecimento ou não para dizer o que devemos ou não fazer, não é nem deve ser a primeira referência nossa para resolver qualquer problema. Deus é o único 100% capaz de resolver qualquer questão. A sua palavra é a única coisa que nos resta até hoje, e o seu espírito nos capacita para discernir entre o que é certo e o que é errado. O nosso refúgio, a nossa orientação, o nosso crescimento depende de Deus.

                - Que atitude Paulo sugere ser a adequada para os diferentes trabalhadores?

Lembrar que toda aquela obra não pertence a você. Deus é o dono e ele é quem deve ser glorificado e honrado com o seu trabalho. Tudo o que fizer faça para honrar e glorificar o nome dele. Se olharem para sua vida e disserem sobre você toda a sorte de qualidades e habilidades sem que sobre a honra para Deus, do que vale tudo isso? Mas se sua vida refletir toda a transformação e a capacitação que vem de Deus, glorificando e honrando a Deus antes de qualquer observação sobre a sua pessoa, então sim terá algum proveito.

Somente Deus pode fazer as coisas crescerem e o nosso trabalho prosperar (Salmos 127:1). Ele quer que sejamos os seus "cooperadores", com cada um realizando a parte do trabalho que Ele nos designou (versículo 5) e usando os dons e as qualidades que Ele nos deu. A inveja e as brigas causam divisões. Para que um projeto tenha sucesso, precisamos valorizar os dons de cada pessoa - os nossos próprios e os das outras pessoas - e trabalhar juntos.

                -Qual é o fundamento que Paulo diz ter o posto nos versículos 10 e 11?

Jesus Cristo é o fundamento lançado por todo construtor prudente.

Trazendo isso para nossa realidade. Os missionários americanos fundaram esta igreja usando o mesmo fundamento de Paulo, ou seja, Jesus Cristo. Depois que saíram a responsabilidade começou a se dividir entre os novos pastores que assumiram a igreja e os membros conforme seu crescimento ia acontecendo.

O que construímos até hoje nesta igreja? Muitas vezes culpamos as pessoas que ocupam cargos e posições na igreja pelo mal andamento, ou desanimo, e toda sorte de situações possíveis de se imaginar. Mas raramente admitimos que temos tanta culpa quanto eles. Talvez não estamos ajudando, talvez estamos parados observando. Muitas vezes apesar de saber como resolver ou orientar um líder com problemas, nos preferimos assistir e depois comentar sobre a falta de capacidade ou habilidade em lidar com determinada situação. Isso não é bíblico e não se esqueça que suas obras também serão provadas pelo fogo.

Não há nenhum outro fundamento que dure para sempre. Devemos ter cuidado também com a maneira como construímos.

                -O que acontecerá com todo o nosso trabalho no final? (versículos 12-15)

Somos jovens e muitos de nós nem começamos as nossas obras ainda. Mas devemos nos preocupar sobre como as faremos. Não devemos nos preocupar com o que as pessoas acham delas. Muito menos se elas serão notadas por alguém aqui nesta terra. Mas sim com o fogo que irá provar cada uma delas. Neste dia serão manifestas as obras de cada um. Você talvez se surpreenda com aquela pessoa que imaginava ser tão perfeita e com certeza vai se surpreender ao ver as obras de pessoas que nunca imaginou fazendo algo para Deus.

                -Como o que você está "construindo" parecerá à "luz do dia"?

Só você pode responder esta pergunta.

                -O que Paulo quis dizer com o fogo no versículo 13? Nosso trabalho sobreviverá a ele?

 Se for uma interpretação literal quis dizer fogo mesmo. Mas se o desejo dele tiver sido apenas comparar a situação real de que o ouro, a prata e pedra preciosas permanecem mesmo com o fogo, e que a madeira, feno e palha simplesmente são consumidos pelo fogo, então podemos imaginar muitas formas.

O que de fato fica claro é que prestaremos conta sobre elas diretamente a Deus. E neste dia serão manifestas as nossas obras. O que estamos incentivando em nossa igreja? Ciúmes? Invejas? Contendas?

Devemos valorizar as pessoas, valorizar seus dons e aprender que necessitamos muito mais do que podemos imaginar. 


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3