Confusões desnecessárias - Segunda Situação

Segunda situação:

2-Agora imagine que você tivesse que avisar seu chefe sobre um problema no setor, mas que tivesse que descrever com detalhes o que aconteceu. Você não vai utilizar o telefone nem o celular, nem mandar um e-mail. Você lembra do telefone sem fio? Então imagine avisar seu chefe usando um destes com 100 pessoas repassando a mensagem. Você lembra o que acontecia quando o último tentava dizer o que o primeiro tinha dito?

Bom com certeza seu chefe vai ter muita dificuldade para resolver a situação. Certamente a mensagem original já se perdeu pelo caminho até ele. Essa situação nunca aconteceria na vida real. Seria arriscado demais usar esse método para comunicar qualquer coisa a outra pessoa.

No seu trabalho realmente não aconteceria, mas acontece em muitos lugares e com mais freqüência do que pode imaginar.

Para entender melhor o que quero dizer você precisa trocar o modelo da brincadeira. Quando brincamos de telefone sem fio, a mensagem segue uma seqüência linear até o final. Em uma igreja a brincadeira seria mais parecida com uma teia de aranha. A mensagem pode partir do centro para as extremidades (do líder para os membros mais distantes), da extremidade para o centro (dos membros mais distantes para o líder), e de qualquer ponto para qualquer outro ponto.

Se entendeu a modificação talvez compreenda porque dentro de uma igreja ou qualquer organização, acontecem tantos problemas de comunicação que podem gerar outros problemas maiores.

Uma frase dita ao vento é como apertar o tubo do creme dental. Se você se arrepender poderá tentar devolver o creme para dentro do tubo. Com certeza se tentar fazer isso em casa vai perceber que mesmo conseguindo devolver a maior parte do creme para o tubo, vai ter sujeira e não vai ser como antes.

Por isso temos tantas passagens abordando o tema “Língua” na bíblia.

Existem escritos antigos do tempo de nascimento da igreja, em que estão descritos a fidelidade do povo de Deus em seus testemunhos. Mas também alguns mostrando que mesmo sendo exemplos de fidelidade, ainda existiam alguns que não tinham a mesma fidelidade em seu testemunho, e muito menos com seu salvador.

Se existe um lugar onde a mensagem original deveria se manter independente do número de pessoas participando desta brincadeira, esse lugar com certeza deveria ser uma igreja. Isso não acontece porque somos humanos, somos todos pecadores, homens imperfeitos. Lutamos contra o pecado, contra nossa natureza humana e almejamos a perfeição e santidade dentro do nosso limite presente.

Será? Será que realmente estamos lutando contra o pecado? Contra nossa natureza humana? E buscando a perfeição e santidade?

Isso vai ficar entre você e Deus. Você deve pensar nestas coisas. Deve procurar conhecer o que Deus deseja para sua vida. Quantas vezes não foi você quem distorceu a mensagem? E quantas vezes não fez isso propositalmente?

“A língua é a arma mais covarde que um ser humano pode usar. Ela difama, acusa falsamente, distorce a verdade para satisfazer desejos egoístas.” É fácil saber que estão falando sobre algo, difícil saber quem começou a história.

Mas a língua também pode ser usada para muitas coisas boas.

Depende apenas de você. Como usará a sua língua?

“A boca fala do que está cheio o coração”

Vou colocar a disposição aqui uma lista de versículos sobre a língua. Existem muitos outros, mas pense nestes por enquanto e procure os outros depois.

Clique aqui para conferir uma pequena busca sobre a palavra “Língua” em nossa bíblia


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3