12-12-2010 21:01

Fundados na rocha.

 “Porque me chamais Senhor, Senhor e não fazeis o que vos mando?” Lucas 6:46

Interessante a pergunta que nosso Senhor Jesus nos faz. Muitas vezes conhecemos a vontade do nosso Senhor, mas nos pegamos pecando, falhando, caindo e continuando a trocar ouro por palha. Não honramos o nome do nosso Deus, não confiamos em seu poder e temos pouca fé.

Essa é a realidade. O pecado agrada a carne sim e traz prazer momentâneo, seja o pecado que for. Mas Deus nos oferece o melhor. Ele nos oferece a vida, a paz, e toda sorte de prazeres dentro da sua vontade. Ele não nos diz que não termos alegrias, pelo contrário nos ensina que alegria verdadeira e continua só ele pode proporcionar. Amou-nos, ao ponto de providenciar-nos a salvação, e deixou toda a instrução necessária podendo ser facilmente acessada a qualquer momento em sua palavra.

O que nós fizemos para merecer isto? Nada. Qual o preço que temos que pagar por isso? Nada. Basta a graça de Deus, basta acreditar e confiar.

E porque continuamos a trocar as coisas boas pelas ruins? A nossa fé é pequena demais, mesmo diante de inúmeros relatos de milagres e prodígios feitos por Deus no velho testamento e pelo seu filho no novo. Diante de todo o seu poder, de toda a sua criação, mesmo admitindo que nada disso poderia ser criado ao acaso ainda temos pouca fé. E quando acreditamos possuir grande fé ou estarmos preparados para não cair diante de tentações, raramente estamos baseados em Deus, confiando nele, geralmente estamos sendo prepotentes acreditando ser inabaláveis confiando em nós mesmos e brincando muitas vezes com pecados.

Como podemos manter nossa fé e resistir a tentações, preferindo o ouro e abandonando a palha?

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante.

É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não pôde abalar, por ter sido bem construída.” Lucas 6:47-48

O nosso alicerce deve ser a humildade, fé e perseverança. De que em todos os momentos, se escolhermos e nos mantivermos firmes na vontade do nosso Senhor vamos ser abençoados muitas vezes mais do que nos parece naquele momento de decisão. Depositando nossa confiança nele, e fazendo da sua palavra nossa rocha. Crescendo e não diminuindo. Andando e não patinando.

 

Mas muitas vezes escolhemos ser esta pessoa: “Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio conta ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.” Lucas 6:49

Quantas vezes não vemos a necessidade de um alicerce? Não nos preocupamos com nossa fundação, e vindo às provações e tentações caímos e é grande a nossa ruína.

Quando uma casa cai precisamos reconstruí-la. Mas podemos errar e cair novamente. Para que isso não aconteça e possamos nos manter firmes, em pé, devemos vigiar e orar, admitir o quão fracos somos e dependentes da força que vem do nosso Pai. Que sempre nos amou e nem sempre tem o seu amor correspondido.

—————

Voltar


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3