20-12-2010 16:49

Jovem, você está sendo um cristão comprometido ou um cristão nominal?

 Cristão nominal – Cristianismo superficial.

 

Conhecidos também como “crentes esquenta banco”, os cristãos nominais são aqueles que mantêm um relacionamento formal com a igreja, mas que não podem ser classificados como realmente afetados pelo evangelho. Para simplificar seriam os que estão ali fisicamente, mas seus desejos e pensamentos ficam do lado de fora da igreja.

O cristão nominal é deficiente de conhecimento bíblico, de fé , de prática e muito provavelmente não realiza devocionais em sua casa. Consciente ou inconscientemente, ignoram as verdades bíblicas. Racionalizam tudo tentando justificar comportamentos diferentes dos primeiros cristãos e dos cristãos de agora.

O cristianismo passa a ser superficial se torna um cristianismo de aparências. Perde seu significado, seu objetivo e acaba por não cumprir sua missão. Um pastor já dizia: “Batistas – Muito bons de bíblia, péssimos em prática”. Porque um pastor batista diria uma coisa dessas sobre seu próprio rebanho? Porque é verdade!

Porque tanto superficialismo e nominalismo? Porque tantas pessoas “salvas” não se comprometem verdadeiramente com a obra de Deus?

Será que sabemos qual é o propósito de estarmos vivos ainda? Seria bem mais fácil aceitar a Cristo e morrer direto ou ser arrebatado.  E quem pregaria aos demais perdidos?

 

Estávamos perdidos e sem esperança de vida. Mas Jesus veio e morreu para nos salvar. Nosso salvador é Jesus. Somos discípulos de Cristo. E o que ele nos deixou ordenado?

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.” Mateus 28:18-20 “A grande Comissão!”

 

Existe sim um chamado específico para pastorear o rebanho. Creio que seja um dom dado por Deus. Mas você “ovelha” tem um chamado claro também. Você é um discípulo de Cristo, segue seus mandamentos e sabe a realidade das pessoas que estão perdidas ao seu redor.

Ou está engando a si mesmo imaginando que esta passagem não quer dizer isto, ou está sendo egoísta e o pior egoísta que existe. Porque você não está guardando só para si um alimento, ou dinheiro, ou bens materiais. Você está guardando um presente pelo qual não pagou. Você não consegue guardar um segredo de seu amigo, mas guarda segredo sobre algo que Ele ordenou que espalhasse a todos os povos.

O que você é? O que você quer? Sabe onde vai terminar?

Para que entenda melhor o que é um cristão nominal vou lhe propor algumas perguntas. Responda sinceramente e medite um pouco nas perguntas e respostas.

1-      Descreva um cristão nominal (aquele que só é cristão no nome e não pratica) e um cristão compromissado com a obra (o verdadeiro cristão, seguidor dos princípios e mandamentos deixados pelo Seu Salvador) que você conheça.

2-      Qual a diferença entre o cristão nominal e o cristão compromissado?

3-      Qual você acha que é a principal causa do cristianismo nominal?

4-      Você se considera nominal ou comprometido? E a luz das escrituras, como elas lhe definiriam? Nominal ou comprometido com Jesus e com sua obra?

5-      Como você poderia se comprometer mais? O que poderia fazer para ajudar nossa mocidade, nossa igreja e ganhar mais pessoas para Cristo?

 

—————

Voltar


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3