Um corpo com muitos membros - respostas e comentários

Leia Coríntios 12:12-26 e Romanos 12:3-8

 Há muita coisa que podemos aprender com estas passagens sobre como um grupo trabalha em conjunto. Em qualquer grupo há uma variedade de pessoas, mas que formam um só corpo e, como tal, possuem um compromisso uma com as outras ou pertencem umas às outras.

                - O que isso significa, na prática, para o seu grupo?

Significa agir em união. Temos funções diferentes no corpo. Geralmente são os nossos dons que nos atribuem certa posição, tudo controlado pela vontade de Deus. Ele sabe onde podemos ser mais eficazes e a cada um capacita de maneira que possa realizar sua função da melhor forma possível.

Ainda nesta passagem vemos o trabalho em equipe. Se um membro precisa de ajuda devemos estar prontos para ajudá-lo. Se um membro tem motivo para estar alegre devemos compartilhar desta alegria.

Não é apenas no culto em nossa igreja que devemos estar unidos. Muitos tem a falsa imagem de que ser cristão é ir a igreja fielmente, sentar e assistir o sermão. O verdadeiro cristão é 24 horas. Todos os dias, todas as horas, todos os minutos e segundos que nos restam neste mundo.

Cada membro do grupo possui um dom para usar. Nestas passagens, são destacados vários perigos ao pensarmos sobre os nossos próprios dons e os dos outros.

                - Sobre que advertências lemos em Romanos 12:3 e 1Coríntios 12:21-25?

Estamos em posição de igualdade. Precisamos de todos. Um pastor não pode ser pastor sem um rebanho. Nem todos podem ser pastores porque assim também não existiria um rebanho. Um coral perde o efeito se todos quiserem cantar no mesmo tom.

Aos olhos humanos parece existir uma diferença entre posições. Um pastor pode parecer mais digno que uma simples ovelha. Um regente pode parecer mais nobre do que você sentado ali cantando. Uma pianista que toca no domingo anoite pode ser mais notada do que a pianista de quarta-feira no culto de oração.

Perceba que tudo isso vem da cobiça humana, da simples vontade de ser visto ou de se sentir importante. Mas a bíblia nos diz que todos nós, do menor ao maior somos essenciais e que se engana quem pensa que não precisa de outra pessoa. Devemos dar o nosso melhor para realizar a vontade de Deus de maneira que lhe agrade.

                - O que acontece quando superestimamos os nossos próprios dons e subestimamos os dons dos outros?

Magoamos as pessoas, ferimos seus sentimentos e atrapalhamos a obra de Deus. Quando nos colocamos um nível acima das pessoas, temos a falsa impressão de que podemos tudo. Estamos certos em todas as questões, todos devem nos acatar e começamos a exercer a primazia entre os irmãos. Isso não é bíblico e só traz destruição.

Você já ouviu muitas vezes seu pastor dizer que é humano e que também falha. Da mesma forma qualquer outra posição que você ocupe tem que estar ciente disto. Até os apóstolos viviam sobre a mesma regra. Ninguém vai ser perfeito até o dia em que Deus nos transformará. Até lá devemos ser humildes, preferindo honrar a maldizer. Liderando por servir de exemplo. Dando testemunho vivo da nova vida que compartilhamos.

Como podemos aplicar as verdades bíblicas em nossa vida de maneira mais eficaz?


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3