Seja um exemplo!

Lendo alguns livros na bíblia observei algumas passagens que se referem a líderes da igreja. Aos pastores e diáconos. Percebi que todos esses "cargos" são de liderança sobre o rebanho.

Mas o que é um líder? E quem é um líder?

O conceito mais conhecido e em minha opinião mais eficiente para se descrever um líder é: "aquele a quem seguem" ou "aquele que influencia NATURALMENTE". Porque naturalmente? Porque existem técnicas de persuasão para convencer pessoas a seguir suas idéias e atingir seus objetivos. Todos podem aprender essas técnicas, essa é à base de qualquer faculdade de administração e de cargos gerenciais. Essa liderança não é natural, é algo que podemos obter.

Então quem seria um líder natural?

Um pai - seu filho o observa e imita naturalmente tudo o que faz, enquanto não estiver preparado para andar com as próprias pernas o filho depende do auxílio do pai. Uma mãe, um irmão mais velho, avós, pastores, diáconos, professores da EBD, conselheiros dos jovens, irmãos mais velhos, jovens e todas as posições possíveis de se imaginar.

Todos influenciam alguém de forma positiva ou negativa. No caso da igreja de forma construtiva e destrutiva. A bíblia nos chama diversas vezes a viver uma vida que faça a diferença. Chama-nos a viver dentro dos princípios e ensinamentos do Senhor.

Jesus Cristo veio para nos salvar, sem merecer a morte, morreu para que tivéssemos vida. E por acreditarmos e amarmos nosso Senhor é que guardamos seus mandamentos.

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada:

pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;

nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” 1 Pedro 5:1-3.

 

...tornando-vos modelos do rebanho.” – Está é a parte mais importante de toda essa passagem. Você vê em crianças pequenas todo o comportamento dos pais. Elas revelam até as coisas que seus pais fazem na intimidade do lar. Inocentes e ainda incapazes de andar com as próprias pernas, elas imitam todo o comportamento dos seus pais.

Igualmente um novo convertido, “recém convertido”, procura imitar ou aprender com exemplos dos velhos convertidos, dos professores da EBD e cultinho, diáconos e finalmente pastores.

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” 1 Pedro 5:8-9.

Um verdadeiro Cristão logo percebe que realmente não existe comunhão entre a luz e as trevas. O mundo nos oferece toda sorte de prazeres. Tudo o que nossa carne mais quer é se deleitar nas coisas que o mundo tem a oferecer. Nossa natureza é essa, cobiçamos até pecar.

Não conseguimos nada por nossa força. Precisamos orar, vigiar e confiar que Deus nos dará forças para resistir as tentações que aparecem. A provação quando vencida traz perseverança, quanto mais perseveramos mais resistentes ao pecado nos tornamos.

Tudo o que o diabo quer é uma chance, uma brecha em nossas vidas para usar contra nós mesmos. Fazer com que nos afastemos do Senhor pela nossa própria cobiça.

Por isso precisamos nos ajudar mutuamente. Servir de exemplo, ajudando, apoiando, instruindo e corrigindo em amor. Amor verdadeiro.

Romanos 12:9-10; 13:8-10. 1Pedro 1:22-25.

O amor verdadeiro procura o bem de seu irmão. Não é um amor fingido. Não busca glória para si mesmo. Não faz acepção de pessoas. Não julga seu irmão merecedor ou não de amor. O amor verdadeiro entre irmãos se resume em amar o teu próximo (que inclui seus inimigos) como a ti mesmo.

Reflita por um minuto: Se você acha que ninguém precisa de você. Pense agora naquele seu amigo ou amiga, que ainda não conhece e nem sabe que você já está salvo do inferno e da condenação eterna. Ou naquele irmão que tem dificuldades no crescimento, mas você sabe que pode orar, pode ajudar, pode se aproximar para tentar ajudar e instruí-lo, porém não faz. Apenas o julga, ou não o julga, mas lava as mãos. Lembre-se que o diabo está procurando os fracos para devorá-los. E se fosse você o fraco ou o incrédulo que ainda nem conhece Jesus? Iria desejar que alguém lhe ajudasse ou mostrasse o caminho para a salvação?

1Pedro 2:1-10. Pense nesta passagem esta semana!


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3