Semelhantes a Ele!

Nascemos como pecadores e vivemos sobre a escravidão do pecado até conhecermos a verdade. “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32.

Depois de tomarmos a decisão de aceitar a Cristo como único e suficiente salvador, e seguir seus ensinamentos. Começamos uma transformação em nossas vidas.

Em nossa igreja podemos ver pessoas que eram totalmente ruins e se tornaram amáveis, pacientes, compreensivas, bondosas, prontas para qualquer boa obra. Lá encontramos muitas histórias diferentes, testemunhos sobre vidas sendo transformadas. Isso porque realmente permitiram que Jesus entrasse em sua vida e fosse o Senhor delas.

Mas uma coisa tem me chamado a atenção nestes dias. Uma característica do nosso Deus que simplifica todas as coisas. Que torna simples o nosso andar, e facilita quando temos que tomar uma decisão sobre fazer o certo ou errado, ou sobre o que é certo e o que é errado. Com certeza um dos segredos para entender o “porque” de muitas coisas. Deus é amor. Deus nos ama. E nós amamos nosso Deus porque ele nos amou primeiro.

Na bíblia em primeiro João capítulo 4 temos os falsos cristãos e mestres, depois a afirmação de que Deus é amor, e por fim a necessidade de amarmos primeiro a Deus e também uns aos outros.

Deus é amor. Ele nos amou tanto que nos enviou seu filho para morrer por nós que definitivamente não merecemos este sacrifício. A bíblia mostra nos mostra inúmeras vezes o amor de Deus para com seu povo escolhido, mas mesmo assim o povo nunca serviu a Deus como deveria. Um rei seguia os mandamentos de Deus e o reino prosperava na vontade do Senhor, seu sucessor fazia tudo ao contrário desrespeitando Deus e o reino era destruído. Eles nunca percebiam que a razão por trás de tudo aquilo não era os ataques inimigos, ou o acaso que traria fome a terra, e todas as ameaças externas possíveis de se imaginar. O problema era um só contrariar a vontade de Deus. Porque Deus é sim amor. Mas Deus é justo também. Ele tem misericórdia de nós é verdade, mas nossos pecados têm consequências.

Quando percebemos onde acaba o caminho dos pecadores e aceitamos a Cristo como salvador, passamos a amar nosso Deus porque ele nos amou. E seguimos os seus mandamentos que se resumem tudo em duas sentenças.

1. Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu conhecimento.

Este é o grande e primeiro mandamento.

2.  Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

A bíblia diz que destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas. Você consegue imaginar algo que ame muito, que goste muito e tome boa parte do seu tempo. Provavelmente você tem prazer nisto. E com Deus como é? Você consegue ter certeza hoje de que ama a Deus mais do que seu irmão? Mais do que seu melhor amigo/amiga? Mais do que seus pais? Mais do que sua família? Mais do que aquela pessoa que ama?

Não minta. Mas perceba que o amor une as pessoas em Deus. Se todos amarmos a Deus acima de todas as coisas, seguirmos seus conselhos e realizarmos a sua vontade, percebe que vamos estar cada vez mais unidos por algo em comum a todos nós? Não tenha medo de amar a Deus mais do que qualquer coisa. Você com certeza vai amar melhor e mais qualquer pessoa quando amar a Deus em primeiro lugar!

Se amarmos a Deus acima de todas as coisas começaremos a aprender dele e a parecer mais com o nosso criador. Vamos perceber que não merecemos  o amor dele mas ele nos amou mesmo assim. E que temos “inimizades e contendas” que não deveriam existir. Quando pensamos antes de agir “o que Deus faria nesta situação?” podemos não acertar em todas as ocasiões, mas com certeza minimizaremos os problemas.

Amar ao teu irmão como a ti mesmo não é fácil! Vemos falhas e mais falhas nas pessoas. Julgamos todos os que estão ao nosso redor sem ao menos perguntar. Criticamos, apontamos erros e mais erros. Se Deus usasse no nosso julgamento um clone nosso que nos julgasse com o mesmo rigor que julgamos as pessoas ao nosso redor. Com certeza se dependesse do veredito deste clone não entraríamos no Céu. Temos que perceber que todos somos diferentes e iguais. Diferentes fisicamente, psicologicamente e talvez intelectualmente. Mas todos nasceram pecadores e morreremos pecadores. Com basicamente as mesmas falhas.

Reflita.

Você teve a sorte de encontrar alguém que lhe mostrasse o caminho certo. Ele não olhou para você por dez minutos antes de expor o evangelho e julgou você merecedor ou não deste conhecimento. Mas é o que fazemos muitas vezes, se não com o evangelho com certeza com outras coisas.

Imagine que uma balança de precisão. Agora imagine o que aconteceria se colocasse de um lado tudo o que já fez para ajudar um irmão a crescer, e do outro tudo o que fez que pode ter atrapalhado no crescimento de qualquer irmão. Seja sincero, muito provavelmente o lado mais pesado foi o que atrapalhou seus irmãos. Se ajudou mais do que atrapalhou então continue assim, mas se atrapalhou mais do que ajudou pense por um momento no que está fazendo. As vezes pensamos que estamos fazendo o certo, mas não estamos levando em consideração o que é certo perante Deus. Fazer o certo da maneira errada não é, nem nunca vai ser correto.

Se esforce para parecer mais com seu criador, com o único que te ama mesmo que você não mereça. Você nunca vai encontrar amor assim.

“Ora, temos da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.” João 4:21


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3