Daniel 3    

 

Sem hesitar!


Situe-se: Para aqueles que não conhecem ou não se recordam desta história!

O rei Nabucodonosor construiu uma imagem de ouro que tinha sessenta côvados de altura e seis de largura, no campo de Dura, na província da Babilônia. (vs.1) Ordenou que ao ouvir o som da trombeta, todos se prostrassem e adorassem a imagem que tinha levantado. (vs.2-5) E aquele que se recusasse a cumprir esta ordem seria, no mesmo instante, lançado na fornalha de fogo ardente. (vs.6)

Quando a trombeta tocou todos os povos se prostraram e adoraram a imagem que ele havia levantado. (vs.7) Mas alguns homens caldeus acusaram os judeus, porque não se prostraram perante a imagem de ouro e não a adoraram. (vs.8-12)

Enfureceu-se o rei. Mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego para lhes interrogar. Os amigos de Daniel não haviam se curvado, e o rei os ameaçou dizendo que caso não se prostrassem quando ouvissem a trombeta tocar iriam ser jogados na fornalha. “E quem é o deus que nos poderá livrar das minhas mãos?” – Perguntou o rei. (vs.13-15)

Os jovens não precisavam responder e não hesitaram em avisar que não serviriam outros deuses. Se fosse a vontade de Deus morreriam ou viveriam, mas não trairiam seu Deus. (vs.16-18)

Nabucodonosor ficou irado, e mandou que se acendesse a fornalha sete vezes mais do que de costume. O fogo estava tão alto, que os que lançaram os três jovens ao fogo morreram pelas chamas. (vs.19-23)

O rei percebeu que quatro homens estavam na fornalha, mas tinham sido lançados apenas três! E estes homens estavam andando pelo fogo sem sofre dano algum. Viu também que o quarto homem era semelhante a um filho dos deuses. (vs.24-25)

Mandou os jovens saírem do fogo. Constatou que nada lhes havia acontecido. E que nem o cheiro do fogo passou sobre eles. Confessou que o Deus deles os havia livrado do fogo, enviando um anjo para livrá-los. E os fez prosperar na Babilônia. (vs.26-30)

 

Os jovens amigos de Daniel sabiam a quem deveriam temer e ser leais. O rei podia acabar com suas vidas caso o desobedecessem. Mas somente Deus pode nos salvar ou não!

Não lhes interessava o que viria a acontecer, ou se Deus iria ou não livrá-los. Eles foram enfáticos no seu discurso e provaram sua fidelidade diante uma sentença de morte.

“Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste.” Daniel 3:17-18.

 

Ninguém conhece seu futuro aqui nesta terra, ninguém pode afirmar o que Deus fará em cada momento difícil de nossas vidas. Note que eles não disseram que Deus os iria livrar da morte, nem que ele não iria. O que eles fizeram questão de deixar claro neste pequeno, mas importante discurso é que temiam a Deus, eram e continuariam sendo fiéis a Deus, sabiam que ele tinha poder para livrá-los caso quisesse, mas principalmente deixam claro que preferiam morrer a ter que servir outros “deuses”.

 

Muitos de nós hesitamos perante algumas situações que na verdade não tem nada de difíceis ou complicadas demais. Pensamos no que todos os nossos amigos mundanos achariam da nossa atitude.  Queremos agradar a todos e por isso nos comportamos de uma maneira na igreja ou perto de um irmão e totalmente diferente quando estamos com nossos “amigos”.

“Crentinho, pastorzinho, careta...” – O discurso que mais ouvimos hoje é que nós salvos temos um pensamento medíocre sobre as coisas da vida.

 

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sabiam que fazendo a vontade do rei estariam entristecendo o único que tem poder para livrar da morte real. Eles não hesitaram. Você jamais poderá agradar, glorificar, honrar e servir a Deus se estiver tentando e se preocupando em ser aceito pelo mundo. Querendo ser como eles são, invejando a vida que levam.

E o mundo nunca te aceitará se você estiver realmente servindo a Deus! Não hesite, sabe o que fazer. Não importa o tamanho do seu problema se estiver confiando em Deus para ajudar a resolver. Escolha aquele que realmente pode fazer alguma coisa!

 

“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.”  João 15:19

 Veja mais: A fofoca dos Caldeus!


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Não foram encontrados comentários.





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3