Vale a pena

“Conforme a ordem do Senhor acampavam, e conforme a ordem do Senhor partiam. Cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, de acordo com as suas ordens.” (Números 9:23)

 

Gostaria de começar esse devocional contando a história de Annie Soper. Esse devocional foi baseado num dos textos do livro “Pão Diário”.

Convicta de que Deus a queria como missionária na América do Sul, a enfermeira inglesa Annie Soper preparou-se para a tarefa. Devido à sua saúde frágil, porém, os médicos desaconselharam uma viagem tão longa – e ela não foi aceita por nenhuma agência missionária. Mesmo assim atravessou o Atlântico, e em 1917 chegou ao Peru como missionária independente. Lá organizou uma escola de enfermagem. Em 1922 atravessou os Andes montada numa mula, viajando durante seis semanas. Após anos de trabalho, aposentou-se aos 74 anos por motivo de saúde. Consta que ela tenha dito depois: “Quero testemunhar como o Senhor me usou para concretizar o seu plano no Peru. Minha saúde frágil impediu meu envio ao exterior por agências missionárias. Segundo os médicos, eu jamais alcançaria com vida o destino da viagem. Desde então atravessei o Atlântico catorze vezes e os Andes outras cinco.” Deus usou pessoas que cuidavam de tudo para que ela sobrevivesse a tanto esforço. Annie sabia que uma tarefa assim inclui dificuldades, mas preferiu seguir a ordem de Deus e fazer o que Ele queria com sua vida. Em Números 9:15-23, vimos Israel seguindo pelo deserto para tomar a posse da terra que fora prometida por Deus aos seus antepassados. Para cumprir esse propósito de Deus, eles deveriam seguiras ordens do Senhor – ele os direcionava por meio de uma nuvem, que à noite brilhava como fogo, mostrando quando deveriam andar e quando parar: “Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Quando a nuvem se erguia sobre a tenda, os filhos de Israel se punham em marcha; e no lugar onde a nuvem parava aí os filhos de Israel acampavam” (Nm 9:16,17). O que importava naquela longa caminhada era viver “conforme a ordem do Senhor” – expressão repetida várias vezes no texto. Se vivermos conforme a ordem do Senhor, ele nos susterá, e nada de mal acontecerá conosco; pois o Ele vai estar conosco – mesmo nas piores das situações: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum porque tu estas comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Sm 23:4). Assim como Annie Soper, os israelitas também atingiram seus objetivos porque seguiram a orientação do Senhor.

Quem obedece a Deus experimenta que viver na dependência dele vale a pena: ele cuida de tudo.

Viva sob as ordens do Senhor e ele colocará ordem em sua vida.


“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3