Raiva, Ira, Ódio e Rancor!

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”

Tiago 1:19

Uma vez ouvindo sobre ira em um culto na igreja, o pastor exemplificou o versículo nos lembrando que temos dois ouvidos e apenas uma boca. Todo mundo riu, e eu pensei: Quantas vezes maior seria o dano causado por nossas palavras se fosse um ouvido e duas bocas? É uma boa pergunta. Considerando que usamos metade da nossa capacidade de ouvir e o dobro da capacidade da fala, então o dano seria igual. Porque na verdade temos dois ouvidos e ouvimos menos, temos apenas uma boca mas geralmente a usamos como se fossem duas.

A ira, raiva, ciúme e todos os sinônimos possíveis, são despertados rapidamente quase que em uma fração de segundos. Contaminam rapidamente nossos pensamentos, inflamam nossos corações, e se completam em frases e atitudes infelizes. O tempo para voltarmos ao estado normal varia muito, e depende da situação. A verdade é que Deus não se agrada dos pecados que cometemos quando estamos irados. Ele é bem claro: “Irai-vos e não pequeis, não se ponha o sol sobre a vossa ira” Efésios 4:26.

Porque Deus disse para não deixarmos o sol se pôr sobre a nossa ira?

A ira só desaparece quando encontramos a solução correta para ela. Bíblica ou humana. No nosso caso, nós Cristãos devemos sempre buscar a vontade de Deus. Se a nossa ira não for rapidamente tratada, quanto mais tempo se passar sobre aquele estado de raiva, indignação e até mesmo ódio, mais aquele sentimento se apega a nós e acaba se tornando em mágoa e rancor. Um coração irado não pode agradar a Deus, porque a irá cega o homem.

“Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.” Tiago 1:20

Quanto mais mágoa e rancor você sentir, mais facilmente sentirá um sentimento de frustração, decepção, e até desânimo. A bíblia demonstra varias ações de pessoas iradas, e muitas vezes elas vão totalmente contrárias aos princípios de Deus. E causam mais sofrimento, e mais danos que poderiam ser evitados.

“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21

Em sua palavra nosso pai nos deixou todas as recomendações para agirmos da maneira que o agrada, que é sempre a maneira correta. Quanto mais próximo a ela você estiver, mais fácil será lidar com situações problemáticas. Escute mais, pense mais, retém o que é bom. E em último caso, se for preciso, mexa-se e fale ou faça alguma coisa. Mas sempre levando em consideração os ensinamentos que nosso Pai nos deixou em sua palavra.

A ira não é um fruto do espírito, pelo contrário. Lembre-se disso.

“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Data: 26-11-2013

De: MARCOS

Assunto: SOBRE A IRA.

FOI MUITO INTERESSANTE ESSE ASSUNTO, QUE NOS AJUDOU A RESOLVER UMA QUESTÃO, INERENTE A ESSE TEMA.

Responder

—————





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3