União

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos.” – Salmos 133:1

O que é união? E qual a importância de viverem unidos os irmãos?

Este é o tema abordado pela quinta lição da classe dos jovens. Mas o que é união?

“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.”

– Atos 4:32

 

Quando lemos este texto em atos, creio que todos nós ficamos maravilhados com alguns detalhes desta passagem. O trecho que descreve como era a vida da comunidade cristã, dos primeiros cristãos da igreja. A multidão, antes incrédula, era absolutamente heterogênea, ou seja, pessoas de culturas diferentes, de famílias diferentes, de personalidades diferentes que se encontraram com a palavra poderosa de Deus e foram transformadas no corpo vivo de Cristo. Elas agora têm os mesmos propósitos, os mesmos sonhos, a mesma meta de servir a Deus em louvor e consagração de vidas. O coração daquelas pessoas está no mesmo lugar e, se lembrarmos das palavras de Jesus: “onde está o teu tesouro, aí está o teu coração”, percebemos logo o porquê da nossa impressão de que a igreja de Atos está tão distante da nossa realidade.

O primeiro versículo deste trecho resume todo o resto.

“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma…” – todos eles tinham um mesmo propósito, um mesmo desejo, compartilhavam a mesma realidade e as mesmas responsabilidades.

Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.” – pare por um minuto e reflita no que essas palavras querem dizer, o que estava acontecendo ali. Você percebeu o nível de união e comprometimento que eles tinham uns com os outros? Consegue se imaginar dividindo tudo o que possui? Note que aqui eles não estão se referindo apenas a dedicar aquelas poucas horas em que estamos na igreja. Nem a dedicar um tempo em casa para Deus.

Aqui eles dedicam tudo, usam todos os recursos que tinham com um só objetivo. Nada aqui é mais importante que o serviço do Senhor, que ser útil para o trabalho do Senhor. Todos almejavam da melhor forma ajudar a obra.

Eles eram todos recém convertidos, todos nascidos novamente, e tendo um mesmo pai em comum, que é o nosso Deus. Agora eu pergunto, se eu e você somos filhos do mesmo pai, então somos irmãos? Claro que sim, fazemos parte de uma mesma família, a família de Deus.

E todos nós temos um propósito aqui na terra. Estes propósitos estão bem claros na sua palavra, no nosso manual, aquele livro a quem recorremos quase sempre quando não vemos mais a saída. Lembra dele? Aquele chamado Bíblia? Acho que lembrou, nosso Pai nos deixou a Bíblia para que possamos saber o que fazer nos momentos difíceis, mas para que também saibamos como agir em todos os momentos da nossa vida. E principalmente para conhecermos, e espalharmos a mensagem do evangelho a todas as pessoas deste mundo.

É a ordem de Jesus aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” – Marcos 16:15

Então o que é união? É se ver aos domingos? Seria os irmãos apenas se cumprimentarem nos cultos? O que vem a ser união?

União para nós Cristãos é simplesmente, uma das coisas mais importantes para nossa vida Cristã. A verdadeira união entre os irmãos. Compartilhando um mesmo desejo, uma mesma vontade.

E porque é tão importante a união dos irmãos?

Como em uma família unida, a igreja também vai melhor quando os irmãos estão unidos. Como podemos ver nesta passagem. Os irmãos daquele tempo tinham grandes obstáculos e barreiras pela frente. Admitir ser um cristão, um seguidor do homem que recentemente tinha sido condenado a morte, em uma cultura onde os cristãos eram perseguidos e mortos, não era fácil.

Então eles tinham uma real necessidade de se manterem unidos. Para que um ajudasse o outro.

O Brasil é um país livre, onde não existem perseguições por causa do nome de Cristo. Teoricamente falando isso é verdade, mas na prática se seguirmos aos ensinamentos de Cristo em sua escritura, se realmente formos praticantes da verdade, não somos tão livres assim.

Você começa a ser o certinho na escola, o chato no trabalho. Aos poucos as pessoas vão se mostrando, e você começa a perceber que não é tão fácil ser um crente, um Cristão.

E como em um time, o sucesso da sua campanha depende exclusivamente de união e comprometimento, com um objetivo bem definido.

Um time pode ter bons jogadores, ou mesmo uma super estrela. Mas sozinho jamais conseguirá alcançar seu objetivo. Um bom marcador sabe que não conseguirá sozinho parar um time inteiro, ele depende dos seus companheiros. Já o atacante sabe que sozinho é impossível passar por uma defesa sólida. E se torna um alvo fácil para seus marcadores.

Nós Cristãos jogamos em um mesmo time, o time do Senhor. Temos os mesmo objetivos, estes estão bem definidos em sua palavra. E apesar de existir a possibilidade de vencermos a corrida cristã sozinhos, não precisamos sofrer tanto.

Podemos ser muito mais eficientes unidos.

Você é muito importante para a obra de Deus. Pode ser dando um bom exemplo, não fazendo ninguém tropeçar por sua culpa. Apoiando um ministério da igreja, cantando no coral…

Você tem infinitas possibilidades para ajudar a obra. E existem pessoas orando por alguém como você, que venha ajudá-los.

Pare e pense: Você faz parte desta família? Ou esta apenas nos visitando todos os domingos?

Venha fazer parte. Vamos nos tornar cada vez mais unidos em Cristo!


Vamos discutir um pouco? Use esse espaço para trocar idéias sobre o tema desse devocional. E nos ajude a melhorar a cada dia! Todos os comentários e até mesmo as críticas são bem vindas!

Data: 23-04-2013

De: Gerson

Assunto: Unidos jamais seremos vencidos

ótima palavra quero ser útil também nesta obra gigantesca que a seara de Deus.
a união faz a força e uma corda de três dobra é mais dificio de se quebra.
um dos motivos da falta da união é a presença do Espirito Santo na vida do crente pois a palavra diz andai em espirito e não cumprireis a vontade da carne Gal 5:16 até 25, somos membros um dos outros um corpo tem seus membros e um precisa do outro e todos estão ligas a cabeça que cristo, a palavra de Deus é clara quando diz que aquele que fala que ama ser irmão e o aborrece é homicida e não conhece a Deus e está em trevas, uma casa dividida não subsistira existem dois tipos de união a falsa e a verdadeira a falsa é aparente sem compromisso e a verdadeira é presente e compromissada com a palavra de Deus Deus abençoe a todos Amém.

Responder

—————





“Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Provérbios 7:2-3